domingo, 31 de agosto de 2014

Atividade 1.4 (curso)



            O fácil e rápido acesso à informação possibilitado por mídias como televisão e Internet reflete-se no imediatismo expresso nas formas de pensar e agir de crianças e jovens da atualidade: querem respostas, soluções, objetivas e rápidas, somando-se a isso a influência dos jogos eletrônicos que acentuam esse aspecto, pode-se dizer, mecânico. Se relacionado às gerações anteriores, tal fato implica em contraste – estas procuram adaptar-se ao novo, a esse “universo” globalizado, caracterizado por rápidas e constantes mudanças. Realidade que não é diferente no cotidiano das escolas. A presença dessas mídias, no entanto, não é ruim, a questão está em como utilizá-las. E é nesse contexto que dá-se a mediação do professor: mostrar ao aluno que além dessas fontes, há outras que considerar-se, como os livros, por exemplo; que as melhores respostas resultam da reflexão, da relação entre diferentes fontes, que os “Ctrl + C” e “Ctrl + V”, assim como o que está na superfície de determinado texto, ajudam como ponto de partida, mas não são suficientes: fazer uso desses instrumentos sim, mas para melhorar, ampliar a visão de mundo, de forma consciente, não para alienar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário